Academia Espírito-santense de Letras realiza live com presidente da ABL

22 de julho de 2021

Transmissão online vai acontecer no dia 31 de julho, pelo YouTube do Cine Metrópolis, com o tema “Academias Literárias: Conhecimentos, Ações e Saberes no Século XXI”

Em comemoração ao seu centenário de fundação, a Academia Espírito-santense de Letras promove no dia 31 de julho, às 19h, a live temática “Academias Literárias: Conhecimentos, Ações e Saberes no Século XXI”, que terá como debatedores convidados o presidente da Academia Brasileira de Letras, Marco Lucchesi, e a acadêmica Bernadette Lyra. O evento será transmitido pelo YouTube do Cine Metrópolis, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). A apresentação será da presidente da AEL, Ester Abreu Vieira de Oliveira, com a coordenação do acadêmico José Roberto Santos Neves e suporte técnico do acadêmico Anaximandro Amorim.

A data escolhida comemora o centenário da sessão extraordinária, realizada no Clube dos Boêmios, no Parque Moscoso, para a qual Alarico de Freitas, Sezefredo Garcia de Rezende e Elpídio Pimentel convidaram a nata da cultura de Vitória para a criação da Academia Espírito-santense de Letras. Nesse dia foi indicado o Bispo Diocesano do Espírito Santo, Dom Benedito Paulo Alves de Sousa, para presidir o trabalho, secretariando o jornalista Thiers Velloso. Foram constituídos, também, os elementos que compunham o núcleo fundador da AEL: Dom Benedito Paulo Alves de Souza, Antonio Ferreira Coelho, Aristeu Borges de Aguiar, Thiers Velloso, Aristides Freire e Cassiano Cardoso Castello. 

A transmissão online tem o apoio institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), por meio da Secretaria de Cultura, e integra a série de lives comemorativas ao centenário da Academia Espírito-santense de Letras, fundada em 04 de setembro de 1921. A primeira live da série aconteceu no dia 14 de junho, pelo YouTube do Conselho Regional de Biblioteconomia Minas Gerais/Espírito Santo – 6ª Região, e teve como tema “Primeiros Acadêmicos Notáveis da Academia Espírito-santense de Letras: 1921 – 2021”.

PROGRAME-SE:

Live “Academias Literárias: Conhecimentos, Ações e Saberes no Século XXI”.
Data: 31 de julho
Horário: 19h
Onde assistir: no canal do Cine Metrópolis no YouTube
Debatedores: Marco Lucchesi e Bernadette Lyra
Apresentação: Ester Abreu Vieira de Oliveira
Coordenação: José Roberto Santos Neves
Suporte técnico: Anaximandro Amorim
Realização: Academia Espírito-santense de Letras
Apoio institucional: Secretaria de Cultura da Universidade Federal do Espírito Santo

 

SAIBA MAIS SOBRE OS PARTICIPANTES DA LIVE

Marco Lucchesi

Escritor, tradutor, professor titular de Literatura Comparada na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pós-doutor em Filosofia da Renascença pela Universidade de Colônia, na Alemanha. presidente da Academia Brasileira de Letras, é o sétimo ocupante da Cadeira nº 15, na qual sucede  Fernando Bastos de Ávila, e que tem como Patrono Gonçalves Dias. Acadêmico correspondente da Academia Espírito-santense de Letras.

 

Bernadette Lyra 

Escritora e professora universitária nas áreas de literatura e cinema, pós-doutora pela Universidade René Descartes, Sorbonne - França, 1989. Pertence à Academia Espírito-santense de Letras, sendo a quinta ocupante da Cadeira nº 1, na qual sucede a Ferdinand Berredo de Menezes, e que tem como Patrono Pinto Ribeiro Duarte. É Acadêmica Correspondente da Academia Feminina Espírito-santense de Letras e membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo.

 

José Roberto Santos Neves

Jornalista, ensaísta, crítico musical e criador do Caderno Pensar de A Gazeta, tem cinco livros publicados sobre a historiografia da música popular brasileira. Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo e da Academia Espírito-Santense de Letras, onde é sucessor de Marien Calixte na Cadeira 26, e que tem como Patrono Cristiano Vieira de Andrade. Exerceu os cargos de subsecretário de Cultura de Vila Velha e subsecretário de Estado da Cultura. 

 

Ester Abreu Vieira de Oliveira

Escritora, tradutora, professora emérita da UFES, pós-doutora em Filologia Espanhola – UNED – Madri, é a quarta ocupante da Cadeira 27, Patrono Afonso Cláudio de Freitas Rosa, sucessora de Roberto Almada. Presidente da Academia Espírito-santense de Letras e membro da Academia Feminina Espírito-santense de Letras, onde ocupa a Cadeira 31, que tem como Patrona Vilma Almada. Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito-santo e da Associação de Professores de Espanhol.

 

Anaximandro Oliveira Santos Amorim

Advogado, professor, escritor, graduado em Letras-Francês e mestrando em Estudos Literários pela UFES, é o terceiro ocupante da Cadeira 40, que tem como Patrono Antônio Ferreira Coelho. Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo e da Academia de Letras de Vila Velha, onde ocupa a Cadeira 12, que tem como Patrono José de Alencar.

Leia outras notícias

Voltar