
A Academia Espírito-santense de Letras (AEL) convoca os interessados em participar da coletânea Escritos de Vitória, vol. 40, com o tema “Mangues da ilha”, a enviarem seus textos até 21 de março de 2026, de acordo com os critérios abaixo especificados.
TEMA - “Mangues da ilha”
O texto deve versar sobre “mangues” que tenha a ilha de Vitória como localização, sabendo-se que o manguezal da ilha de Vitória é considerado um dos mais belos manguezais urbanos do mundo.
PARTICIPAÇÃO - A participação é aberta a todas as pessoas, e cada autor poderá enviar apenas 01 (um) texto, pelo qual não receberá qualquer remuneração ou premiação.
FORMATO - O texto, devidamente revisado, deve ser inédito, escrito em língua portuguesa e composto em fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento duplo, com no máximo 5.000 (cinco mil) caracteres, contando os espaços. Textos que ultrapassem essa medida não serão analisados.
TÍTULO E INDICAÇÃO DO AUTOR - O texto deve ser encimado por um título, que não tenha necessariamente que repetir o tema acima indicado, e pelo nome do autor.
BIOGRAFIA - Ao final do texto deve constar uma minibiografia do autor, de no máximo três linhas, contendo sua profissão e/ou formação pela qual é conhecido e, se for o caso, indicando obra de sua autoria.
DO ENCAMINHAMENTO - O texto deve ser enviado até o dia 21 de março de 2026 para o endereço eletrônico escritos2026@ael.org.br.
DA SELEÇÃO - A seleção dos textos a serem publicados ficará a cargo de uma comissão da Academia Espírito-santense de Letras, que terá inteira autonomia de avaliação, composta por um organizador do volume, e mais 02 (dois) membros designado pela AEL. Competirá à comissão selecionar os textos, proclamar o resultado e anunciar o nome dos escolhidos para publicação.
DA IRRECORRIBILIDADE DA SELEÇÃO - Do resultado da seleção não caberá recurso.
DA RESPONSABILIDADE PELA AUTORIA - Os autores dos textos assumem inteira responsabilidade pela autoria dos trabalhos que apresentarem, e respondem pela violação de quaisquer direitos que porventura venham a infringir, não cabendo à AEL qualquer responsabilidade neste sentido.
DA LICENÇA - Os autores dos textos selecionados concedem à AEL licença gratuita, mas não exclusiva, para publicação dos trabalhos apresentados, facultado o uso de qualquer modalidade de mídia.
CONCORDÂNCIA - O envio de texto para análise presume concordância do autor com as regras aqui expostas, e os casos omissos serão resolvidos pela comissão.
Vitória, 21 de outubro de 2025.
Ester Abreu Vieira de Oliviera
Presidente da AEL
