Transmissão online vai acontecer no dia 31 de julho, pelo YouTube do Cine Metrópolis, com o tema “Academias Literárias: Conhecimentos, Ações e Saberes no Século XXI”
Em comemoração ao seu centenário de fundação, a Academia Espírito-santense de Letras promove no dia 31 de julho, às 19h, a live temática “Academias Literárias: Conhecimentos, Ações e Saberes no Século XXI”, que terá como debatedores convidados o presidente da Academia Brasileira de Letras, Marco Lucchesi, e a acadêmica Bernadette Lyra. O evento será transmitido pelo YouTube do Cine Metrópolis, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). A apresentação será da presidente da AEL, Ester Abreu Vieira de Oliveira, com a coordenação do acadêmico José Roberto Santos Neves e suporte técnico do acadêmico Anaximandro Amorim.
A data escolhida comemora o centenário da sessão extraordinária, realizada no Clube dos Boêmios, no Parque Moscoso, para a qual Alarico de Freitas, Sezefredo Garcia de Rezende e Elpídio Pimentel convidaram a nata da cultura de Vitória para a criação da Academia Espírito-santense de Letras. Nesse dia foi indicado o Bispo Diocesano do Espírito Santo, Dom Benedito Paulo Alves de Sousa, para presidir o trabalho, secretariando o jornalista Thiers Velloso. Foram constituídos, também, os elementos que compunham o núcleo fundador da AEL: Dom Benedito Paulo Alves de Souza, Antonio Ferreira Coelho, Aristeu Borges de Aguiar, Thiers Velloso, Aristides Freire e Cassiano Cardoso Castello.
A transmissão online tem o apoio institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), por meio da Secretaria de Cultura, e integra a série de lives comemorativas ao centenário da Academia Espírito-santense de Letras, fundada em 04 de setembro de 1921. A primeira live da série aconteceu no dia 14 de junho, pelo YouTube do Conselho Regional de Biblioteconomia Minas Gerais/Espírito Santo – 6ª Região, e teve como tema “Primeiros Acadêmicos Notáveis da Academia Espírito-santense de Letras: 1921 – 2021”.
Live “Academias Literárias: Conhecimentos, Ações e Saberes no Século XXI”.
Data: 31 de julho
Horário: 19h
Onde assistir: no canal do Cine Metrópolis no YouTube
Debatedores: Marco Lucchesi e Bernadette Lyra
Apresentação: Ester Abreu Vieira de Oliveira
Coordenação: José Roberto Santos Neves
Suporte técnico: Anaximandro Amorim
Realização: Academia Espírito-santense de Letras
Apoio institucional: Secretaria de Cultura da Universidade Federal do Espírito Santo
Escritor, tradutor, professor titular de Literatura Comparada na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pós-doutor em Filosofia da Renascença pela Universidade de Colônia, na Alemanha. presidente da Academia Brasileira de Letras, é o sétimo ocupante da Cadeira nº 15, na qual sucede Fernando Bastos de Ávila, e que tem como Patrono Gonçalves Dias. Acadêmico correspondente da Academia Espírito-santense de Letras.
Escritora e professora universitária nas áreas de literatura e cinema, pós-doutora pela Universidade René Descartes, Sorbonne - França, 1989. Pertence à Academia Espírito-santense de Letras, sendo a quinta ocupante da Cadeira nº 1, na qual sucede a Ferdinand Berredo de Menezes, e que tem como Patrono Pinto Ribeiro Duarte. É Acadêmica Correspondente da Academia Feminina Espírito-santense de Letras e membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo.
Jornalista, ensaísta, crítico musical e criador do Caderno Pensar de A Gazeta, tem cinco livros publicados sobre a historiografia da música popular brasileira. Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo e da Academia Espírito-Santense de Letras, onde é sucessor de Marien Calixte na Cadeira 26, e que tem como Patrono Cristiano Vieira de Andrade. Exerceu os cargos de subsecretário de Cultura de Vila Velha e subsecretário de Estado da Cultura.
Escritora, tradutora, professora emérita da UFES, pós-doutora em Filologia Espanhola – UNED – Madri, é a quarta ocupante da Cadeira 27, Patrono Afonso Cláudio de Freitas Rosa, sucessora de Roberto Almada. Presidente da Academia Espírito-santense de Letras e membro da Academia Feminina Espírito-santense de Letras, onde ocupa a Cadeira 31, que tem como Patrona Vilma Almada. Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito-santo e da Associação de Professores de Espanhol.
Advogado, professor, escritor, graduado em Letras-Francês e mestrando em Estudos Literários pela UFES, é o terceiro ocupante da Cadeira 40, que tem como Patrono Antônio Ferreira Coelho. Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo e da Academia de Letras de Vila Velha, onde ocupa a Cadeira 12, que tem como Patrono José de Alencar.