Jonas Reis é eleito para a Academia Espírito-santense de Letras

13 de junho de 2021

O jornalista, escritor e advogado Jonas Rosa dos Reis é o novo imortal da Academia Espírito-santense de Letras. Jonas Reis foi eleito para cadeira 10 da instituição, antes ocupada pela saudosa Anna Bernardes da Silveira Rocha, falecida em 2 de junho de 2021, aos 93 anos.

A reunião ordinária foi realizada na noite desta segunda-feira (13), na sede da AEL, também conhecida como Casa Kosciuszko Barbosa Leão, em homenagem ao patrono que fez a doação de sua residência à entidade.

O novo acadêmico foi eleito por maioria dos votos dos acadêmicos presentes. Seis escritores concorreram à vaga dentro dos critérios estabelecidos em edital pela Academia Espírito-santense de Letras. De acordo com o Estatuto da AEL, a posse do novo acadêmico ocorrerá no prazo de 180 dias.

Jonas Rosa dos Reis nasceu na Vila de Monte Carmelo, então município de Colatina e hoje distrito de Alto Rio Novo, no noroeste do Espírito Santo. É escritor, advogado e jornalista, formado em Comunicação Social e em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e pós-graduado em Direito do Estado pela Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro.

Atuou nos principais órgãos de imprensa do Espírito Santo, com passagem pelos jornais A Gazeta e A Tribuna, e também em rádio e televisão. Ingressou no serviço público por concurso e se aposentou no Tribunal de Contas do Estado como auditor de controle externo. Teve contos e crônicas incluídos em diversas publicações, até começar a trabalhar narrativas mais longas.

Leia outras notícias

Voltar