Obituário: Anna Bernardes

02 de junho de 2021

É com profundo pesar que a Academia Espírito-santense de Letras comunica o falecimento da Dra. Anna Bernardes da Silveira Rocha, ocorrido no dia 02 de junho de 2021, aos 93 anos. Ocupante da cadeira 10 desta instituição, que tem como patrono o padre José de Anchieta, Anna Bernardes foi a terceira mulher eleita para a AEL, para a vaga do professor Guilherme Santos Neves, e exerceu notável atividade nas letras e na educação. 

Nascida em Vila Velha (ES), em 27/07/1927, era licenciada em Pedagogia pela UFES e fez mestrado e livre docência na Universidade de Goiás, em Educação. Foi professora em todos os graus de ensino, durante vários anos, tendo exercido vários cargos e funções em Brasília e no Espírito Santo, dentre os quais o de secretária estadual da Educação. Representou o Brasil em várias participações. Foi também presidente do Conselho Estadual de Cultura do Espírito Santo.

Na área da literatura, publicou A escola de 1º grau (Ed. Bloch); Entrevista (Ed. Globo, 1981); Contrato tarefa (Ed. Globo, 1981); e Interrogatório (Ed. Globo). Publicou também os artigos: “Ensino moral e educação moral”, revista Educação (ES, 1958); “Planejamento educacional”, Revista (MEC,1997); “Modernidade e o ensino fundamental brasileiro”, Revista da Academia Espírito-santense de Letras (nº 70, 1991); além de vários artigos publicados no jornal A Gazeta.

“Além da atuação como secretária estadual de Educação, Anna Bernardes da Silveira Rocha desempenhou um papel importante no MEC. Ela foi notável para o Espírito Santo e para o Brasil”, afirmou a presidente da Academia Espírito-santense de Letras, Ester Abreu Vieira de Oliveira. O acadêmico Fernando Achiamé, que teve a oportunidade de trabalhar diretamente com a Dra. Anna Bernardes, também teceu sua homenagem à educadora: “Anna Bernardes foi uma grande educadora brasileira, com ampla e moderna visão das questões pedagógicas. Um de seus méritos consistiu em sempre associar a educação com a cultura na sala de aula. Se ela já estava sempre no meu coração e nas minhas preces, continuará certamente”, destacou o acadêmico.

Por meio desta nota, a Academia Espírito-Santense de Letras se solidariza com os familiares e presta esta homenagem à Dra. Anna Bernardes da Silveira Rocha por sua contribuição indelével para a literatura e a educação no Espírito Santo e no Brasil.

Veja ainda.

 

Leia outras notícias

Voltar