O advogado, conselheiro do Tribunal de Contas do Espírito Santo, escritor, poeta e ensaísta Sérgio Aboudib é o novo imortal da Academia Espírito-santense de Letras (AEL). O autor foi eleito para a cadeira 36 da instituição, antes ocupada pela saudoso acadêmico Douglas Puppin, falecido em 26 de fevereiro de 2023, aos 84 anos.
A reunião ordinária que definiu a eleição de Sérgio Aboudib foi realizada nesta segunda-feira, na sede da AEL, também conhecida como a Casa Kosciuszko Barbosa Leão, em homenagem ao patrono que fez a doação de sua residência à entidade.
Nascido em Vitória, em 06 de agosto de 1961, Sérgio Aboudib passou a infância em Alfredo Chaves, cidade natal de Douglas Puppin. Tem obras publicadas em diversos gêneros literários, entre as quais O elefante que queria ser bombeiro (2010), Olhos de jabuticaba (2011) e Filomena, a folha que queria conhecer o mundo (2012), no segmento infantojuvenil; Penúltima versão, crônicas, poemas e opinião (2015), em parceria com Orlando Eller; e também é coautor de Responsabilidade fiscal, publicado pela OAB em 2016.
Seu trabalho mais recente é a autobiografia Aboudib (2023), lançada em formato de livro eletrônico, em parceria com Lúcia Garcia.
De acordo com o estatuto da AEL, o novo acadêmico tomará posse no prazo de 180 dias.