AEL comemora centenário de fundação com concursos, lives e publicações inéditas

No dia 04 de setembro de 2021, a Academia Espírito-santense de Letras vai completar cem anos de atuação em prol da cultura e da literatura do Espírito Santo, consagrando-se como a segunda instituição cultural mais antiga do Estado em atividade. Para celebrar a efeméride, a AEL prepara uma série de ações que incluem concursos literários, lives, palestras, missa solene, doação de livros e publicações inéditas. 

 

Concursos de contos, crônicas e poesias

Neste primeiro semestre encerraram-se as inscrições para o I Concurso de Crônicas Elpídio Pimentel, o I Concurso de Contos Dom Benedito Paulo Alves de Souza e o I Concurso de Poesias Kosciusko Barbosa Leão, em homenagem aos referidos patronos académicos, por sua inestimável contribuição para a Academia e para a literatura produzida no Espírito Santo. Ao todo foram recebidas 138 inscrições de autores residentes no Espírito Santo, sendo 37 contos, 28 crônicas e 73 poesias. Os textos vão passar por uma comissão de avaliação que irá homologar as inscrições válidas e, em seguida, por outra comissão de acadêmicos que irá avaliar o mérito dos trabalhos inscritos. O resultado será divulgado no segundo semestre no site da Academia.

 

Concurso Sérgio Blank

Idealizado pela Academia Espírito-santense de Letras com o objetivo de promover as práticas literárias junto aos apenados e apenadas do sistema prisional capixaba, o I Concurso Literário Sérgio Blank teve suas inscrições prorrogadas até 20 de agosto. A iniciativa é uma parceria da AEL com a Secretaria de Estado da Justiça (SEJUS) e a Secretaria de Estado da Educação (SEDU).

Detentos e detentas que cursam a 3ª etapa do Ensino Médio do EJA – Educação de Jovens e Adultos – podem inscrever textos inéditos no concurso, nos gêneros crônica e poesia, com tema livre. O concorrente deverá apresentar um texto escrito em língua portuguesa, de 7 a 30 linhas, com tamanho limitado a no máximo três páginas. Cada autor poderá enviar somente um texto de poesia ou crônica. Para mais detalhes, leia o edital.

O concurso é uma homenagem ao poeta Sérgio Blank (1964-2020), ex-ocupante da cadeira 09 da AEL, que ao longo de sua carreira realizou várias ações relacionadas à formação de público leitor e utilizou a literatura como instrumento para promover os valores humanistas na sociedade capixaba.

 

Revista do Centenário

Sob a organização do presidente de honra Francisco Aurélio Ribeiro, a Revista do Centenário da AEL tem como tema “A Academia Espírito-santense de Letras: sua história e personagens”. A publicação já está disponível em formato impresso e integra a programação do centenário da AEL. Para acessar o formato online, clique aqui.

 

Missa

Dentro das comemorações do centenário da AEL, no dia 1º de agosto, às 8h, foi realizada uma missa em homenagem à Academia Espírito-santense de Letras, na Catedral Metropolitana de Vitória, com transmissão ao vivo pela TV Educativa.  Durante a celebração, a presidente da AEL, Ester Abreu Vieira de Oliveira, e o presidente de honra, Francisco Aurelio Ribeiro, fizeram as leituras. Em seguida houve uma visita à cripta da Catedral onde se encontra o túmulo do primeiro presidente da Academia, Dom Benedito Paulo Alves de Souza, ocasião na qual o acadêmico Getúlio Neves fez um discurso sobre a vida e obra do 3º bispo da Diocese do Espírito Santo e primeiro ocupante da cadeira 10 da AEL, cujo patrono é São José de Anchieta.

 

Lives especiais

Em sintonia com as novas tecnologias e os protocolos de prevenção à Covid-19, a Academia Espírito-santense de Letras programou uma série de lives comemorativas ao seu centenário de fundação. A primeira transmissão online teve como tema “Primeiros acadêmicos notáveis da Academia Espírito-santense de Letras: 1921 – 2021” e foi realizada no dia 14 de junho, às 19h, pelo YouTube do Conselho Regional de Biblioteconomia Minas Gerais/Espírito Santo – 6ª Região.

Participaram como debatedores a presidente da Academia Espírito-santense de Letras, Ester Abreu Vieira de Oliveira; o presidente de honra da AEL, Francisco Aurelio Ribeiro; os acadêmicos João Gualberto Vasconcellos e Álvaro José Silva, e o presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia, Álamo Chaves, com mediação da delegada regional do CRB-6 no Espírito Santo, Júlive Argentina.

 

Live com presidente da ABL

No dia 31 de julho, às 19h, a AEL realizou a live “Academias literárias: conhecimentos, ações e saberes no século XXI”, que teve como debatedores convidados o presidente da Academia Brasileira de Letras, Marco Lucchesi, e a acadêmica Bernadette Lyra. O evento foi transmitido pelo YouTube do Cine Metrópolis, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com apresentação da presidente da AEL, Ester Abreu Vieira de Oliveira, coordenação do acadêmico José Roberto Santos Neves e participação do acadêmico Anaximandro Amorim.



A data escolhida comemora o centenário da sessão extraordinária, realizada no Clube dos Boêmios, no Parque Moscoso, para a qual Alarico de Freitas, Sezefredo Garcia de Rezende e Elpídio Pimentel convidaram a nata da cultura de Vitória para a criação da Academia Espírito-santense de Letras. Nesse dia foi indicado o bispo diocesano do Espírito Santo, Dom Benedito Paulo Alves de Sousa, para presidir o trabalho, secretariando o jornalista Thiers Velloso. Foram constituídos, também, os elementos que compunham o núcleo fundador da AEL: Dom Benedito Paulo Alves de Souza, Antonio Ferreira Coelho, Aristeu Borges de Aguiar, Thiers Velloso, Aristides Freire e Cassiano Cardoso Castello.

 

Live sobre narrativas da AEL

No dia 14 de agosto, data em que a Academia Espírito-santense de Letras celebra o centenário da sua segunda reunião extraordinária, será realizada uma live com o tema “As narrativas produzidas na AEL”, com a presença dos acadêmicos Jô Drumond, Getúlio Neves e Marcos Tavares, com mediação de Fernando Achiamé. Nesta data, em 1921, ficou definida a  diretoria incumbida de dirigir os trabalhos preparatórios para a fundação da Academia Espírito-santense de Letras, composta por Dom Benedito Paulo Alves de Souza (presidente), Elpídio Pimentel (secretário) e Sezefredo Garcia de Rezende. A live tem o apoio institucional do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, que fará a transmissão do evento por meio do seu canal no YouTube.


Live sobre poesias

No dia 28 de agosto, em comemoração ao centenário  da terceira reunião da AEL, acontecerá a live “A poesia supersimbolista”, às 19h,  tendo como debatedores os acadêmicos Carlos Nejar e Oscar Gama Filho, e a mediação de Ítalo Campos. Esta data marca a aprovação do Estatuto do Academia Espírito-santense de Letras por seus membros fundadores. A live será transmitida pelo YouTube da Secretaria de Estado da Cultura, que apoia a realização deste evento, e terá a participação do secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha.

 

Live sobre ações e saberes

No dia 27 de novembro, para registrar o centenário da leitura e aprovação de seu Regimento Interno, a Academia Espírito-santense de Letras promoverá nova live com o tema “Academias literárias: conhecimentos, ações e saberes no século XXI”. A transmissão virtual contará com a participação dos acadêmicos Anaximandro Amorim, José Roberto Santos Neves e do historiador convidado Michel Dal Col Costa, membro da Academia de Letras e Artes da Serra, cidade de onde vieram diversos acadêmicos saudosos da AEL. A instituição parceira dessa transmissão e a plataforma de exibição serão definidos em breve.


Campanha de doação de livros

A Academia Espírito-santense de Letras está fazendo uma campanha, entre os seus confrades e confreiras, para doação de cerca de 200 livros e revistas aos internos do sistema prisional do Espírito Santo. O objetivo da iniciativa é a redução da pena dos detentos e detentas de acordo com o número de livros lidos. Cada acadêmico poderá deixar de 2 a 10 livros de sua autoria na residência da presidente Ester Abreu Vieira de Oliveira, em Vitória. O material recolhido será entregue pelo acadêmico Getúlio Neves no dia 22 de agosto, na Penitenciária Semiaberta de Vila Velha.

 

Notas de pesar

Foi com profundo pesar que a Academia Espírito-santense de Letras registrou neste primeiro semestre a passagem de dois acadêmicos brilhantes que deixaram suas marcas de forma indelével na produção cultural capixaba: o Dr. Aylton Rocha Bermudes e a Dra. Anna Bernardes da Silveira Rocha.

Mais antigo membro desta instituição cultural, Aylton Rocha Bermudes faleceu no dia 10 de março de 2021, aos 99 anos de idade. Além da longevidade, foi um dos membros mais ativos da Academia, tendo exercido notável atividade nas letras, na imprensa e na área jurídica. Ele ocupava a cadeira número 4 da Academia, cujo patrono é Ulisses Teixeira da Silva Sarmento.

A cultura do Espírito Santo também se despediu de Anna Bernardes da Silveira Rocha, falecida no dia 02 de junho de 2021, aos 93 anos. Ocupante da cadeira 10, que tem como patrono São José de Anchieta, Anna Bernardes foi a terceira mulher eleita para a AEL, para a vaga do professor Guilherme Santos Neves, e exerceu notável atividade nas letras e na educação, tendo exercido vários cargos e funções em Brasília e no Espírito Santo, dentre os quais o de secretária estadual da Educação.

A Academia Espírito-Santense de Letras presta suas condolências aos familiares do Dr. Aylton Rocha Bermudes e da Dra. Anna Bernardes da Silveira Rocha e reconhece a sua imensa contribuição para a literatura e a cultura do Espírito Santo.

 

AEL elege novo acadêmico

O escritor Romulo Felippe foi eleito como o sucessor do saudoso poeta Sérgio Blank na cadeira 09 da Academia Espírito-santense de Letras, em assembleia geral realizada de forma online, na noite de 12 de abril de 2021, em consonância com os protocolos de prevenção à Covid-19. Esta foi a primeira vez ao longo de sua história que a Academia realizou a eleição de um novo membro de forma remota, mantendo o sigilo do voto, como determina o estatuto da instituição. 

Natural de Cachoeiro de Itapemirim, Romulo Felippe é residente em Vitória. Publicou os livros Monge guerreiro, romance medieval, com edições em português, inglês e italiano; Reino dos morcegos, infantojuvenil; e O farol e a tempestade, romance, além de participar no volume I de Entre monstros e dragões, de R. C. Vicente.

De acordo com o estatuto da Academia Espírito-santense de Letras, a posse do novo imortal acontecerá no prazo de 180 dias.

 

Acadêmicos e acadêmicas em foco

Angelina Muñiz-Huberman

Correspondente  da AEL no México, Angelina Muñiz-Huberman desenvolveu várias atividades por meio de plataforma eletrônica, como a participação na sessão plenária da Academia Mexicana de Línguas (AML), em janeiro, onde proferiu palavras de agradecimento por ter sido eleita membro titular e ocupar a cadeira VII desta instituição; a apresentação da conferência “Visões de um exílio”, para a Federação Sefardita Latino-Americana, em março; e a participação nos júris do Prêmio Internacional Carlos Fuentes de Criação Literária em Língua Espanhola, e do Prêmio Xavier Villaurrutia, em abril.

Em maio, a escritora fez a apresentação do livro  Reyes en nuestra cuarentena, em festival que homenageou o poeta e diplomata mexicano Alfonso Reyes (1889-1959), na Universidad Autónoma de Nuevo León, no México e, em julho, realizou o  discurso de encerramento do Congresso: “Identities on the move: exile, migration, diaspora and representation”, para a University of Central Lancashire, no Reino Unido.

 

Bernadette Lyra

O livro de crônicas Guananira, de Bernadette Lyra,  ganhou versão em audiolivro lançada pela editora Maré, em junho, com a participação das atrizes Ingrid Carrafa, Luciene Camargo e Karolina Lopes na narração dos textos. O projeto conta com o apoio da Leia Aldir Blanc, via Secult-ES. Com o objetivo de contribuir para uma maior democratização da literatura produzida no Espírito Santo, a editora também lançou, além do audiolivro, o ebook de Guananira. Ambos podem ser acessados aqui: audiolivroguananira - ebookguananira.

A escritora também participou do  documentário “Conversas na Maré”, desenvolvido pela editora Maré, ao lado dos escritores Aline Dias e Jace Theodoro. De forma leve e descontraída, os artistas conversaram sobre processo criativo e curiosidades sobre as suas obras. O vídeo está disponível no YouTube (clique aqui para assistir). Ao mesmo tempo, Bernadette Lyra  foi uma das convidadas para o “Ciclo de debates diálogos no tempo: histórias de mulheres capixabas”, com mediação de Munah Malek e Lívia Rangel, por meio da Lei Aldir Blanc, que trouxe como mulher histórica homenageada a escritora, poeta e militante Haydée Nicolussi (1905-1970). Ministrou a palestra “Cultura em toda parte - modulo norte - produção de presença na memória da cultura popular do norte do Espírito Santo: Bino, Benedito das Piabas ou São Beneditinho”. A palestra integrou a programação do projeto “Cultura em Toda a Parte”, que é uma produção do Instituto Brasil de Cultura e Arte, com apoio da Lei Aldir Blanc.

 

Francisco Aurélio Ribeiro 

Presidente de honra da Academia Espírito-santense de Letras, Francisco Aurelio Ribeiro desenvolveu intensa produção neste primeiro semestre. Entre suas atividades destacam-se a publicação de artigo no número 26 da AEL, intitulado “A Academia Espírito-santense de Letras na minha vida”, os artigos publicados na revista eletrônica Fernão, do PPGL-UFES – “O que você está lendo? Capitão do Fim” e “O centenário da Academia Espírito-santense de Letras (1921-2021)” –, e as crônicas e artigos publicados no site de A Gazeta, quinzenalmente, às segundas-feiras. 

Também participou de lives: no dia 27 de maio, no Canal Educa Serra, para os professores do municipio, com o tema “A literatura na escola. A Professora encontra com o escritor”; no dia 14 de junho, como representante da AEL na live “Primeiros acadêmicos notáveis da Academia Espírito-santense de Letras: 1921 – 2021”, organizada pelo Conselho Regional de Biblioteconomia, CR-6; e em 06 de julho apresentou sua obra literária na live “Encontro com o escritor”, realizada pela Biblioteca Adelpho Poli Monjardim, da Prefeitura Municipal de Vitória.

 

Getúlio Neves

Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, o acadêmico Getúlio Neves  publicou diversos artigos neste primeiro semestre. No Jornal de Letras, o autor participou das edições de fevereiro, com o artigo “O anedotário entre os registros da Academia”; em abril, com “Convivência na diversidade”; em maio, com “Histórias da Academia na correspondência de Machado”; e em junho, com o texto “Rubem Braga e o samba”. Também teve textos publicados em A Gazeta (“Academia Espírito-santense de Letras faz cem anos em 2021. Conheça sua história”,17/04) e na revista eletrônica Fernão, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Ufes – PPGL: (“O fato histórico nas peripécias do fantasma do Centro histórico de Vitória, de Luiz Guilherme Santos Neves”, nº 5, junho de 2021).

Em março, o escritor participou da live “Colatina, História e Memória”, juntamente com os acadêmicos Adilson Vilaça e João Gualberto. Em 20 de julho, proferiu a palestra “A evolução histórica do Poder Judiciário do Espírito Santo”, na sessão solene em homenagem aos 130 anos de instalação do Tribunal de Justiça do Espírito Santo.

 

Ítalo Campos

Nos últimos meses, o acadêmico Ítalo Campos escreveu um artigo para a revista da Academia Espírito-santense de Letras, em parceria com a UFES, em comemoração ao centenário da AEL.  Participou com poemas do “Cantinho da Poesia”, no jornal eletrônico do CEPI Aeroporto-Escola, de tempo integral, em Uruaçu (GO). Também teve crônica de sua autoria incluída do livro Escritos de Colatina, em comemoração ao centenário da cidade.

Paralelamente, Ítalo Campos participou da Oficina de Poesia da professora Joana Herkenhoff e de lives temáticas sobre literatura, com destaque para sua participação no projeto “Livro Aberto”, a convite do autor  Francisco Grijó. Em Goiás, atuou na reestruturação da Academia Uruaçuense de Letras. Publicou o livro de poemas Esse ofício de existência e a obra de contos Avenida Araguaia, rio de memória, em parceria com Itaney F. Campos. Também teve um conto de sua autoria, sobre o tema da pandemia, publicado no Jornal Opção, em Goiânia (GO), com organização da seccional da União Brasileira de Escritores em Goiás.

 

Jô Drumond

Com produção intensa, a acadêmica Jô Drumond publicou, em julho, pela editora Jordem, o livro infantojuvenil O reino dos grandes primatas, ao passo em que concluiu no período de pandemia três livros de crônicas e contos prontos para publicação: Lembranças avoengas (livro de reminiscências familiares), Tempos incertos (inspirado nos tempos pandêmicos atuais) e Simplesmente mulher (livro sobre a condição feminina ao longo dos tempos). Simultaneamente, publicou crônicas e contos em seu blog e manteve publicações regulares em Patos de Minas,que podem ser lidas no site do jornal. Em destaque, a crônica “Relicário musical” e o conto “Ode à cachaça”, entre outros.

 

José Carlos Mattedi

O escritor e jornalista José Carlos Mattedi tem trabalhado intensamente em seu segundo romance. Ainda sem título, é um livro de fôlego: são três volumes num total de quase mil páginas, incluindo prólogo e dois epílogos. Tem início no século V da Era Cristã, após Santo Agostinho colocar um ponto final em De Civitate Dei (A Cidade de Deus). Com 22 volumes, a obra é levada para o sul da França e depois chega à América pelas mãos de padres espanhóis, sonhando com a criação da cidade perfeita, A Cidade de Deus. Os padres fogem com uma tribo inca do altiplano peruano para a terra dos grandes rios (Amazônia). Ali fundam um povoado numa mistura das culturas inca e cristã, e ficam esquecidos por cinco séculos. Esse é o pano de fundo do romance, cuja narrativa se passa em Vitória após um suicídio na Terceira Ponte devido a um triângulo amoroso, que envolve dois irmãos. Em fase final de conclusão, o livro deve ser publicado em 2022 e traz de tudo um pouco: aventura, tragédia, violência, romance e muito conflito – pessoais e de classes.

No dia 13 de julho, no SESI de Jardim da Penha, José Carlos Mattedi participou – como entrevistador – da live de lançamento do livro Gerúndio dos dias (Venturas e aventuras de Bastchão Bedurri), de Tavares Dias.

 

José Roberto Santos Neves

O jornalista e escritor José Roberto Santos Neves finalizou seu novo livro, Os sons da memória – uma leitura crítica de 40 discos que marcaram época na música do Espírito Santo, com lançamento previsto para setembro deste ano. A obra foi selecionada na categoria de Memória no Edital 018/2019 - Produção e Difusão de Obras Literárias -,  da Secretaria de Estado da Cultura. No dia 21 de junho, o autor realizou uma palestra online sobre o tema dentro da programação do aniversário de 67 anos da Faculdade de Música do Espírito Santo Maurício de Oliveira (FAMES), com transmissão pelo canal da faculdade no YouTube. No final de julho, participou como convidado do Ciclo de Palestras Música Instrumental Brasileira – MIB, produzido e apresentado pelo pianista, compositor e arranjador Pedro de Alcântara, com apoio da Lei Aldir Blanc/Secult-ES.

No dia 01 de junho, o autor publicou artigo em A Gazeta sobre o falecimento do professor e pesquisador de jazz Luiz Paixão, artigo este que fará parte da próxima edição da Revista da AEL. Na área acadêmica, realizou palestra online sobre jornalismo cultural para alunos do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (MG), em 25 de fevereiro, e para alunos da Universidade de Vila Velha (UVV), em 02 de junho; em 10 de março, participou da live “Aspectos tributários das leis de incentivos culturais”, promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), a convite do acadêmico e membro da OAB Anaximandro Amorim.

 

Manoela Ferrari

A acadêmica correspondente Manoela Ferrari prossegue sua atuação como jornalista responsável pelo Jornal de Letras, publicação  mensal voltada para a divulgação da arte e da cultura. Neste primeiro semestre, a autora participou da Revista do Centenário da AEL e da coletânea “ELAS - Coleção Mulher”, produzida pela Editora Jordem. Simultaneamente, publicou o livro infantil O medo amigo, pela Editora Jordem, e assinou a organização/publicação dos livros Feitos e fatos da Assistência Social e A amplitude do marketing, pela UniCIEE-SP.

 

Marcos Tavares

O acadêmico Marcos Tavares desenvolveu diversas atividades no primeiro semestre de 2021. Em fevereiro, concedeu depoimento escrito e oralizado sobre o literato Sérgio Blank à estudante de Comunicação Maria Fernanda Conti, para composição do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da aluna na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Em maio, dois textos em prosa de sua autoria tornaram-se finalistas no concorrido Prêmio OFF FLIP 2021.  Tanto a crônica “A morte de Cu-Sujo” (2º lugar) quanto o conto “Versejadores de banheiro” foram publicados em coletânea contendo textos dos vencedores do certame literário, tal qual ocorrera, em 2018, com o seu conto “De caprídeos”.

Em 16 de maio, Marcos Tavares foi entrevistado, de forma remota, pelo programa “Diálogos”, exibido no canal Cultura Alternativa, com apresentação de Anand Ro; em 09 de junho, participou da live “Livro Aberto”, coordenada pelo escritor Francisco Grijó no Instagram. Em meados de junho, passou a participar ativamente dos encontros mensais do Clube do Leitor, em formato virtual. Também escreveu o prefácio do livro de poemas “Pavoresia”, de Marcos Bubach, publicado em julho.

 

Pedro J. Nunes

Curador e mantenedor do site Tertúlia .:. Livros e Autores do Espírito Santo, uma das páginas mais dinâmicas dedicadas à divulgação de livros e escritores do nosso Estado, o acadêmico Pedro J. Nunes publicou no site, ao longo do primeiro semestre, vários artigos de e sobre acadêmicos da AEL. Ainda em Tertúlia, com digitalização dele e do escritor Wilson Coelho, publicou a edição online da clássica obra de dramaturgia capixaba Queimados, de Luiz Guilherme Santos Neves. Destaque também para o documentário de Pedro J. Nunes chamado Dez anos sem Renato Pacheco, que conta com os acadêmicos Getúlio Neves e Oscar Gama, entre outros (clique aqui para assistir).

Em seu site, Pedro J. Nunes publicou seus documentários Literatura em língua alemã, feito para o consulado da Alemanha, que conta com participação do também acadêmico Ítalo Campos.

O acadêmico é também responsável pela concepção, edição e montagem dos vídeos do projeto da Academia Espírito-santense de Letras Acadêmico Solidário, cujo retorno ocorreu no mês de julho no site da Academia, cuja manutenção também é feita pelo mesmo acadêmico.

Atualmente, trabalha voluntariamente na construção do site do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, entidade a que pertence. Brevemente o site estará no ar com todas as suas funcionalidades.

Seu livro O tapete de Zezé foi adotado e lido por várias turmas no Colégio Sagrado Coração de Maria (Sacré-Coeur), Vitória, ES, com cujos alunos o autor interagiu no formato de realidade aumentada.

Também nesse primeiro semestre de 2021 seu livro Vilarejo e outras histórias foi publicado no formado ebook e se encontra disponível no site da Amazon.

 

Santiago Montobbio

Acadêmico correspondente da AEL, o poeta catalão Santiago Montobbio participou do Festival de Poesia organizado pelo poeta e escritor uruguaio Juan Tajes, em Amsterdã, por ocasião do 18º aniversário do Liceo Poético de Benidorm e do 10º aniversário de Poetas por el Cambio, com um vídeo no qual ele faz a leitura de um poema de seu livro La poesía es un fondo de agua marina. O poema de sua autoria intitulado “Roma en España, España en Roma. Vislumbres de Roma”, publicado no livro Vuelta a Roma, foi publicado no número 92 do INTI, Revista de Literatura Hispánica y Transatlántica.

Em 12 de abril, apresentou a conferência “Las islas invitadas: hacia la poesía” na disciplina optativa "Expressões culturais: literatura e artes cênicas" da Escola Nacional de Língua, Lingüística e Tradução (ENALLT) da Universidade Nacional Autônomo do México (UNAM). Publicou diversos artigos no jornal El Faro de Melilla, da Espanha, além de publicar o poema “Juan Larrea” no número 42 da revista mexicana Diarios de Covid-19.

No dia 15 de maio, a soprano Vanessa Becerra estreou na Ópera de Los Angeles “Dos canciones mediterráneas”, que a compositora cubana Mariela Rodríguez compôs a partir de dois poemas de Santiago Montobbio. A Ópera de Los Angeles publicou em seu Facebook o vídeo do concerto em que foram realizados. As partituras de “Dos canciones mediterráneas” foram publicadas no livro Canções artísticas de compositores ibéricos e latino-americanos, editado por Patricia Caicedo na Coleção de Música Vocal Ibérica e Latino-americana do Mundo Arts.

 

Jornal da AEL
Publicação semestral online da Academia Espírito-Santense de Letras
Expediente
Edição: José Roberto Santos Neves e Pedro J. Nunes
Redação: José Roberto Santos Neves
Editoração eletrônica e revisão: Pedro J. Nunes
Colaboração: acadêmicos membros da Academia Espírito-Santense de Letras
Supervisão: Ester Abreu Vieira de Oliveira

Voltar

Leia outras notícias