A Academia Espírito-santense de Letras - AEL divulgou hoje o resultado de seus concursos de crônicas e de poesia de 2023, voltados para estudantes regularmente matriculados no Ensino Fundamental II, também conhecido como Ensino Fundamental anos finais, correspondente às séries do 6º ao 9º ano da Educação Básica brasileira. Para realizar os concursos a AEL contou com a importante parceria da Secretaria de Estado da Educação - Sedu, que repassou as normas, orientou os procedimentos e divulgou os concursos nas escolas públicas.
Clique aqui para ler toda a matéria.
Clique aqui para ler os textos vencedores.
O romance guarda o ar do tempo em que foi idealizado e escrito – nas expressões empregadas, nos diálogos que refletem os costumes de então, nas descrições das paisagens quando nem 12 // Adelpho Monjardim mesmo fotos e filmes estavam tão acessíveis como nos dias atuais, e a Internet não existia. O enredo cativa por não ser linear; ao contrário, apresenta sempre uma surpresa, uma mudança de ação que prende o leitor. As palavras em desuso agora, ou mesmo de emprego restrito na época da composição do romance, nos incentivam para que façamos incursões aos dicionários (agora on-line), que nos permitem conhecer seu significado e nos divertir com essas descobertas. (Fernando Achiamé) Leia
Este livro se destina aos que desejarem conhecer o Estado do Espírito Santo, como turista, ou como simples curioso. Representa um punhado de informes, dados, fatos e curiosos da História, da Geografia e da Literatura do Estado. Serão apenas “amostras”. Apontaremos dez exemplares ou unidades de cada um dos assuntos escolhidos, o que nos parece suficiente para dar uma ideia do conjunto, sem cansar o leitor. Para os que desejarem maiores detalhes, indicaremos, no final de cada título, as fontes onde encontrá-los. E para facilitar a consulta adotamos uma ordem alfabética para esses títulos. (Eurípedes Queiroz do Vale) Leia
Publicamos os textos vencedores dos concursos literários promovidos pela Academia Espírito-santense de Letras em 2020 e 2021. Em 2020 promovemos três concursos, nos gêneros contos, crônicas e poesias, os quais receberam os nomes de três acadêmicos, respectivamente, I CONCURSO DE CONTOS “DOM BENEDITO PAULO ALVES DE SOUZA”, I CONCURSO DE CRÔNICAS “ELPÍDIO PIMENTEL” e I CONCURSO DE POESIAS “KOSCIUSKO BARBOSA LEÃO”. Em 2021, promovemos o I CONCURSO LITERÁRIO “SÉRGIO BLANK”, destinado à concessão de prêmios para apenados e apenadas em cárcere no Estado do Espírito.
Os concursos literários são parte importante das comemorações do Centenário da Academia Espírito-santense de Letras.
Para ler os textos vencedores nas categorias contos, crônicas e poesias, clique aqui.
Para ler os textos vencedores do I Concurso Literário "Sérgio Blank", clique aqui.
Notícias e informações sobre as atividades dos acadêmicos durante o primeiro semestre de 2021.
Dr. Voronoff, de Mendes Fradique, é um clássico de literatura capixaba publicado em 2017 pela Academia Espírito-santense de Letras em convênio com a Secretaria de Cultura de Vitória. O livro pode ser acessado gratuitamente e tem o texto integral do romance de um dos nossos mais expressivos escritores. Leia
Esta antologia é uma obra que a Academia Espírito-santense de Letras publica, pela primeira vez, no formato eletrônico, em HTML, reunindo escritos de seus acadêmicos.
Notícias e informações sobre as atividades dos acadêmicos durante o segundo semestre de 2020.
Notícias e informações sobre as atividades dos acadêmicos durante o primeiro semestre de 2020.
Organização, seleção, notícia biográfica e estudo crítico por Francisco Aurélio Ribeiro.
Organização, seleção, notícia biográfica e estudo crítico por Pedro J. Nunes
Organização, seleção, notícia biográfica e estudo crítico: Lívia de Azevedo S. Rangel
Organização e seleção: Ediphôn Souza. Notícia biográfica: Amylton de Almeida
Republicação do livro do professor Amâncio Pereira publicado em 1914 que flagra um momento da história capixaba somente estudado com maior profundidade em anos recentes: a transição do Império para a República – a transformação, graças ao café, de uma província pobre e isolada em um estado pujante e mais conectado ao comércio internacional.
Reedição do livro publicado em 1927 de autoria do advogado, professor e jornalista Elpídio Pimentel, um dos fundadores da Academia Espírito-santense de Letras.
Este volume, reproduzindo alguns dos documentos mais importantes da Academia Espírito-santense de Letras – atas preparatórias, a de fundação e a de reorganização, todos os estatutos e o regimento interno de 1921, fotografias, efemérides até o ano de 1944 (colecionadas pelo Acadêmico Eurípides Queiroz do Valle, juntamente com os Acadêmicos Elpídio Pimentel e Elmo Elton, os historiadores da Casa), brasão, o diploma e a medalha atualmente conferidos ao Acadêmico por ocasião de sua posse – vem somar-se aos esforços dos três acadêmicos acima nominados no sentido da preservação da memória da nossa Casa.
Este livro é uma reedição de Poetas capixabas, publicado por José Victorino de Lima, pela editora Adersen, Rio de Janeiro, em 1934.
Livro de Serafi Derenzi sobre a cidade de Vitória, do qual diz Fernando Achiamé: “O caráter inspirador desta obra permanece e continuará pelos tempos afora. Geradora de muitas outras memórias e estudos sobre a capital capixaba, ela conservará para sempre o perfume do pioneirismo.”